Postagem nova toda Quarta-feira!

domingo, 30 de agosto de 2020

Já ouviu falar sobre o artigo 31 da Convenção dos Direitos das Crianças ?

 

Resumo das páginas 8 ,9,10 e 11.




1. Os Estados Partes reconhecem o direito da criança ao descanso e ao lazer, ao divertimento e às atividades recreativas próprias da idade, bem como à livre participação na vida cultural e artística.

2. Os Estados Partes respeitarão e promoverão o direito da criança de participar plenamente da vida cultural e artística e encorajarão a criação de oportunidades adequadas, em condições de igualdade, para que participem da vida cultural, artística, recreativa e de lazer.

Resumo sobre o artigo:

Apesar de vermos que o ‘’brincar’’ é um direito e que deve fazer parte da vida de uma criança, muitas não tem acesso a esse respectivo lazer, e isso se deve a vários motivos, como por exemplo: a falta de ‘’investimento’’ à estes recursos e o fato dos adultos não entenderem a importância que esse recurso faz para elas. O lazer de uma criança não pode ser visto como uma perda de tempo ou como algo insignificante na vida das mesmas, pois é com ele que nos primeiros anos de vida, a criança vai conseguir se desenvolver tanto fisicamente quanto mentalmente.

Através do ato de brincar e das brincadeiras, elas podem desenvolver sua coordenação motora, e outros quesitos como a linguagem e uma ampla imaginação e criatividade. Além disso, pode auxiliar nas associações e resoluções de obstáculos do dia a dia, ajudando as mesmas a: comparar, planejar, contabilizar e julgar.

Sendo assim, vemos que as brincadeiras são extremamente importantes e indispensáveis na vida de uma criança, pois além de estimular no processo de desenvolvimento, promove uma sensação de prazer e divertimento nas mesmas.


Referencia: https://www.fmcsv.org.br/pt-BR/biblioteca/artigo-31-da-convencao-dos-direitos-da-crianca--o-brincar/Segundo o Artigo 31 da Convenção dos Direitos das Crianças sob o Decretonº 99.710 de 21 de Novembro de 1990:


Convocando todos para uma reunião, da maneira mais formal possível.

 Olha eu aqui de novo, duas postagens seguidas nesse blog, que maravilha. A atividade dessa vez é produzir uma carta eletrônica ou seja, um e-mail, convidando o pessoal para uma reunião, na mais pura formalidade.

Confesso que por trabalhar na área administrativa, foi mais simples para mim produzir esse conteúdo.


O que acharam desse e-mail ? Tem alguma sugestão ? Deixa ai nos comentários.

...

Vocês acharam que havia acabado, não, não... Os docentes entendem que eu não trabalho e nem faço nenhuma outra atividade, por isso sugeriram para que eu fizesse ainda mais conteúdo.

Então lá vai, pediram para que eu produzisse um evento fictício
com uma publicação simbólica, ai está:

Se você leu até aqui, ou é a minha professora, ou realmente gosta do conteúdo do blog, de qualquer forma, muito obrigado !

Gestão escolar, coordenação e supervisão escolar, o que elas tem em comum ?

 Fala internautas, conforme havia falado na publicação anterior, estou aqui respondendo a duas questões propostas pela minha querida professora, espero que as questões estejam respondidas corretamente, caso você tenha algum outro ponto de vista, sinta-se a vontade para comentar ai nos comentários.


  1. Qual é a relação existente entre gestão escolar, coordenação e supervisão escolar? Uma existe sem a outra?

A coordenação e a supervisão escolar fazem parte da gestão escolar. Essas três ferramentas, apesar de terem papéis distintos dentro da escola, trabalham juntas para promover um único objetivo: um bom desempenho e funcionamento da instituição de ensino. Sendo assim, não há como uma existir sem a outra, pois todas devem trabalhar juntas, exercendo suas respectivas funções em busca do objetivo desejado.



  1. Qual é a importância da gestão escolar democrática e o que ela favorece ao trabalhado de coordenação e supervisão pedagógica?

A Gestão Democrática permite e incentiva a participação de toda a comunidade escolar nas decisões tomadas dentro da instituição de ensino, sendo assim, cargos como o do coordenador e do supervisor se tornam totalmente ativos nessa questão. Esse trabalho em conjunto favorece os alunos, os demais funcionários e todos os envolvidos nesse contexto social, pois, juntos podem elaborar ideias e objetivos que suprem toda a demanda necessária naquela comunidade.

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Retornando as Atividades

Amantes do ”Mãe, sou pedagogõ”em geral, venho justificar meu sumiço, literalmente eu havia cansado de vocês continuar digitando nesse blog para ninguém acompanhar, sempre fui uma pessoa a lá preguiçosa.

Ultimamente recebi um pequeno ultimato da minha faculdade, que pediu para que todos os alunos desenvolvessem um blog para utilizar, inclusão digital nunca foi tão real (rs). Então acá estou eu, esperando a deixa para a primeira publicação referente a Pedagogia.