Postagem nova toda Quarta-feira!

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Questões sobre Jogos e Brincadeiras

Segue questões e respostas sobre jogos e brincadeiras, todas as respostas estão marcadas em negrito .


1.Aponte os tipos de jogos, segundo Piaget, que completam, respectivamente, as três lacunas nas assertivas seguintes: I- Jogo de exercícios  é a primeira forma de jogo que a criança conhece e aparece antes do desenvolvimento verbal completo; tem como característica o fato da criança brincar pelo prazer do conhecimento do objeto, da exploração e do desenvolvimento motor. II- Jogo simbólico é uma forma de jogo em que a criança faz de conta que é outra pessoa ou se imagina em outra situação, ou atribui outra função a um objeto; é, de certa forma, uma maneira de a criança comunicar ao outro aquilo que sente. III- Jogo de regras  é caracterizado pelo conjunto de leis que é seguido pelo grupo; necessita de parceiros que aceitem o cumprimento das obrigações pré-definidas; é um jogo estritamente social. 

a) I- simbólico; II- de exercícios; III- de regras. 

b) I-de regras; II-simbólico; Ill-de exercícios. 

c) I- de exercícios; II- simbólico; lll- de regras. 

d) I-de regras; II-de exercícios; III-simbólico. 

2. De acordo com os estudos de Vygosky, é correto afirmar que 

A.a brincadeira de faz de conta como brincar de casinha, de escolinha, com cabo de vassoura, embora pouco estruturada, possui papel fundamental no desenvolvimento de conceitos, uma vez que a criança é levada a agir num mundo imaginário, vivendo uma situação de transição entre objetos concretos e suas ações com significado. 

B.os jogos e as brincadeiras possuem papel secundário no desenvolvimento de conceitos das crianças, uma vez que a carga genética herdada dos pais define a capacidade de pensar e agir em situações concretas. 

C.os jogos e as brincadeiras, embora possuam um papel fundamental na aprendizagem infantil, em nada contribuem para a construção de conceitos pela criança. 

D.através da imitação, a criança reproduz, mecanicamente, os conhecimentos adquiridos na interação com o meio social. 

E.embora o brinquedo crie uma zona de desenvolvimento proximal, ao brincar, a criança não consegue distinguir objeto e significado.

3. Ao investigar o papel da brincadeira de faz-de-conta no desenvolvimento psicológico de crianças entre 2 e 3 anos de idade, Maria Teresa F. Coelho e Maria Isabel Pedrosa (In: OLIVEIRA, Z. M. R. A criança e seu desenvolvimento: perspectivas para se discutir a Educação Infantil), referenciadas no pensamento de Henri Wallon, consideram que a importância de tal dimensão lúdica nessa fase da infância está relacionada ao fato de que 

A)a criança, logo no início de sua vida, já tem habilidade para agir sobre as coisas que a cercam. B)uma particularidade biológica da espécie humana é a relação imediata entre indivíduo e meio. C)no faz-de-conta, a criança está em um mundo só seu, em um mundo de fantasia. 

D) o faz-de-conta serve como um meio pelo qual a criança experimenta as diferentes representações que tem das coisas e dos outros que a cercam.

 E)o faz-de-conta auxilia a criança a não se dissociar das situações de que participa e da identidade das pessoas ao seu redor.

Um comentário:

  1. Igor, não localizei as questões de jogos e brincadeiras sobre Wallon...

    ResponderExcluir