Postagem nova toda Quarta-feira!

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Resenha sobre o tema "Que escolas somos?"

 

O que realmente queremos para nossas crianças ?

O vídeo começa abordando as idéias de Frederick Taylor, em 1911 contidas em seu livro a respeito da administração de empresas e quais são os objetivos dentro da mesma. Vemos então, que um ponto essencial é que essa administração traga prosperidade tanto para o seu empregador quanto para os empregados. Para isso, a formação dos trabalhadores dessa empresa é de extrema importância e essas idéias são seguidas até hoje, pois assim, quanto melhor a mão de obra, mais capital ela rende.

Continuando com esse pensamento, o vídeo propõe uma indagação ao comparar as escolas com uma empresa. Vivemos em um mundo voltado para que tudo o que se produz se torne um produto, e este produto pode ser vendido, mas, as escolas, assim como as empresas, também produzem algo: o conhecimento. Eis a questão proposta: A escola também seria considerada uma empresa?

Vimos então, que segundo as idéias de Karl Marx, tanto as escolas, quanto as empresas, por menores que sejam, servem para produzir lucro.

Porém, a escola não foi feita para render um capital e sim para ensinar as crianças, ou seja, sabemos que uma escola é totalmente diferente de uma empresa e dentro de uma instituição de ensino, o objetivo não é obter lucro e sim formar um sujeito histórico.

Sendo assim, o que existe de administrativo dentro de uma escola, é poder e saber conviver com outras pessoas democraticamente, e isso, é um fator que já faz parte da pedagogia em si, pois, o administrador escolar se preocupa com o trabalho de todos dentro da mesma para que assim, consigam produzir o domínio do saber por parte dos discentes.

Após a reprodução do vídeo, devemos pensar e refletir a respeito de que escola gostaríamos de ser. Pois, sabemos que muitas escolas ainda se preocupam mais com a sua forma de ensino do que ensinar e formar um cidadão crítico, reflexivo e desenvolvido em amplos aspectos. Muitas ainda preferem seguir com uma pedagogia onde enxergam os alunos apenas como seres rasos e sem conhecimentos, e assim, os fazem decorar regras ou fórmulas.

Devemos pensar então sobre como queremos que a escola funcione e trabalhe com seus alunos, para que os mesmos tenham oportunidades iguais de aprenderem e se desenvolverem. Para isso, é necessário um trabalho em equipe onde o objetivo de toda a comunidade escolar seja o mesmo: promover um ensino eficaz e satisfatório.



Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=qBcYm_1c1rg&feature=youtu.be

Um comentário: